Pic

ROLFING



Compreende a postura como uma resultante da nossa história de vida: física e emocional.

• Reorganiza a postura: alinha, alonga e integra o corpo, e cria padrões de movimentos mais refinados e econômicos.
• Reduz o estresse, cansaço e dores musculares crônicas, aumentando a energia e a vitalidade.
• Facilita o funcionamento dos diversos sistemas: digestivo, respiratório, vascular, músculo-esquelético e nervoso.
• Otimiza o uso da musculatura, facilitando e ampliando os movimentos.
• Aumenta a mobilidade e a flexibilidade, dando maior espaço nas articulações, e abrindo espaços ao longo dos músculos.
• Cria grande sensação de conforto pessoal e liberdade interna dentro do invólucro que é o corpo.
• Propicia o aumento da consciência corporal.
• Estimula o crescimento emocional e o auto-conhecimento.

O QUE É

As tensões do cotidiano, maus hábitos posturais, o uso inadequado do corpo, acidentes e incidentes etc alteram a nossa postura. Surgem então consequências como cansaço, dores, limitações de movimentos, dificuldade de respiração etc. Resultantes de uma má postura, esses desconfortos podem ser cuidados com a melhora da postura.

De acordo com a “rolfista “ Neuza Araújo, “O nosso corpo é uma encadernação da nossa história de vida”, onde estão impressas todas as nossas experiências físicas e emocionais. O Rolfing reorganiza a nossa postura, reeditando a nossa história. Essas experiências alteram a organização do nosso corpo e a nossa relação com a força gravitacional, isto é, a nossa postura. Estimula também o auto-conhecimento e contribui para uma vida mais harmônica.


COMO É FEITO

Inicialmente à frente de um espelho fazemos uma “leitura corporal” para que o cliente possa compreender a organização do seu corpo, tomando consciência das compensações nele estabelecidas. Essa informação já é o início de um processo de reeducação que ajuda a pessoa a perceber e compreender a sua postura. Essa percepção inicial será a referência do cliente para reconhecer as suas mudanças.

A “leitura corporal” consiste na observação e análise cuidadosa da postura, do alinhamento dos segmentos do corpo, da harmonia e da fluência do movimento, do padrão respiratório, das áreas de imobilidade, das torções e limitações etc.

Após a observação inicia-se o processo de 10 a 15 sessões de intervenção para a reorganização postural, que é feito através de manipulação. Com toques altamente especializados, profundos e precisos, o profissional de Rolfing® trabalha as tensões e encurtamentos musculares que causam as dores, alteram a postura e dificultam os movimentos. O “rolfista” também ensina ao cliente a usar melhor seu corpo para não sobrecarregá-lo no seu uso diário.

Com as mãos o “rolfista” trabalha o tecido conjuntivo (fáscia), buscando balancear a tração dessa trama, o que proporciona mais conforto e leveza ao cliente. É como se uma malha repuxada e colada ao nosso corpo se tornasse livre e reorganizada, causando leveza, bem estar e liberdade de movimentos. Cada sessão é diversa, com foco e objetivos próprios.


PARA QUE SERVE

Para melhorar a postura e promover o bem estar generalizado, com o melhor funcionamento do corpo, mais leveza e maior liberdade de movimentos. As pessoas sentem-se mais leves e mais livres, com melhor equilíbrio e relatam também melhora na disposição e no humor.

Portanto é indicado para todas as pessoas (de 0 a 100 anos) para melhorar também as dores, estresse, a disposição, a energia, o desempenho no esporte e na vida como um todo. É também indicado na prevenção e recuperação de lesões.


COMO FUNCIONA

O “rolfista” atua na manipulação do tecido conjuntivo ou fáscia, que constitui uma rede tridimensional e única no corpo. A fáscia envolve todas as estruturas do corpo, dando-lhes forma. Dra. Ida Rolf (criadora do método) definia a fáscia como “órgão que dá forma e sustentação ao corpo”. Por ser uma rede única e tridimensional, é ela a grande responsável pela unidade do corpo. É como uma malha tecida por um único fio, que se repuxado em algum ponto, expande a tração pela malha inteira. Assim, se o apoio do pé se modifica, consequentemente a posição da cabeça é alterada, mudando a organização da fáscia. Isto altera sua relação com a força gravitacional, afetando o equilíbrio.

Uma das grandes descobertas de Ida Rolf refere-se à plasticidade da fáscia, que se modifica com facilidade, em qualquer época da vida. Ela é constituída basicamente de colágeno e elastina, dois elementos extremamente plásticos. O toque feito pelo “rolfista” gera calor e energia para transformar a fáscia, permitindo que ela se reorganize.

O Rolfing®: Integração Estrutural é a arte de construir o relacionamento ideal entre a gravidade e o corpo humano, organizando os músculos ao redor de um eixo vertical.


HISTÓRIA

O Rolfing®: Integração Estrutural foi criado por Ida P. Rolf (1986-1979), cientista norte-americana, PhD em Bioquímica pela Universidade de Columbia. Seu filho sofreu um coice de um cavalo, e não obtendo com a medicina tradicional, a solução para suas sequelas, Ida Rolf começou a investigar trabalhos corporais com abordagem estrutural ou funcional, como a ioga, osteopatia e quiropraxia.

Após mais de 40 anos de estudos e pesquisa em diversas áreas, desde a bioquímica passando pela homeopatia, osteopatia e física, a Dra. Ida Rolf desenvolveu seu sistema de trabalho. Nessa busca encontrou as bases de seu método, que começou a ensinar e difundir nos Estados Unidos a partir dos anos 60.



+ ATIVIDADES

Pic

PILATES NOVA POSTURA

Conquistar o corpo que você deseja é mais fácil do que você imagina! Aqui a mente esculpe o corpo, e os músculos passam a obedecer à sua vontade.

Pic

PILATES EQUIPAMENTOS

Os equipamentos resistem ou assistem seus movimentos de maneira correta melhorando sua postura, força, flexibilidade e vitalidade.

Pic

PILATES GARUDA

Uma forma inteligente e intuitiva para exercitar o corpo. Utiliza posturas de yoga, a força do centro, os princípios do Método Pilates e a leveza da dança.

Pic

FISIOTERAPIA

A observação, a avaliação e a escuta precisa, orientam o profissional na decodificação das necessidades e técnicas mais adequadas a serem utilizadas.

Pic

DRENAGEM LINFATICA

É uma massagem com movimentos suaves, que estimulam e facilitam a passagem da linfa pelo sistema circulatório.

Pic

YOGAS

Posturas associadas à respiração ajudam a estabelecer a união e a harmonia entre o corpo, o espírito e o universo. Conheça as nossas práticas de yoga.